Imprimir esta página

Filtros

Filtros de leucorredução      

 

 

A leucorredução – redução da quantidade dos leucócitos nos hemocomponentes, tem apresentado vantagens comprovadas que justificam plenamente a sua aplicação rotineira.

 

Por que fazer leucorredução?

 

Durante o armazenamento do sangue, diferentes tipos de leucócitos têm diferentes tempos de durabilidade. A perda progressiva de antígenos de superfície, liberação de citocinas no plasma, além de eventual rompimento e liberação do conteúdo no plasma, inclusive eventuais partículas virais e/ou bactérias, são fatores que comprometem a qualidade do sangue ou hemocomponente.

 

Veja abaixo algumas das vantagens do uso de filtros de leucorredução:

 

  • Prevenção da aloimunização
  • Redução dos níveis plasmáticos de citocinas
  • Prevenção da transmissão de viroses e infecções bacterianas
  • Possibilita a realização do Controle de Qualidade
  • Padronização da filtração (tempo de armazenamento e temperatura) – melhor eficiência da leucorredução nos hemocomponentes

 

A leucorredução é realizada por meio de filtros especialmente desenvolvidos para este fim, permitindo que reste apenas um mínimo de leucócitos na unidade ao fim do processo; é atualmente o método de escolha para a prevenção das reações transfusionais desencadeadas por leucócitos. A redução destes níveis pode levar à prevenção ou diminuição destas reações.

 

Filtros Fresenius Kabi

 

A Fresenius Kabi busca continuamente o desenvolvimento tecnológico das fibras de poliéster que são utilizadas em todos os filtros de nossa linha. Este desenvolvimento garante a qualidade e a segurança terapêutica na preparação de hemocomponentes leucodepletados.

 

Além disto o formato da caixas dos filtros, assim como o sistema de auto-ventilação garantem um volume residual, bem como uma baixa perda de células. As caixas transparentes permitem a inspeção visual do filtro durante o processo de filtração. Todos os filtros de leucodepleção da Fresenius Transfusion Technology contam com o sistema de auto-ventilação, que permite o completo esvaziamento da caixa do filtro e da tubulação após o término da filtração.

 

Estão disponíveis os modelos BioR para filtração de concentrado de hemácias, e BioP para filtração de concentrado de plaquetas.